RESPEITO

A empresa estabelece, ou visa estabelecer contrato formal com seus colaboradores e parceiros? O bem-estar comum é priorizado nas formulações dos acordos? O empreendimento estabeleceu metas de criar programas de valorização e desenvolvimento profissional, como programa de estágio e plano de carreira? O empreendimento organiza e incentiva ações entre parceiros para a racionalização de recursos e redução de geração de resíduos no meio ambiente?


Uma das características mais marcantes do mercado de trabalho brasileiro é a informalidade. Atentar para relação de respeito e vínculos dos(as) próprios(as) empreendedores(as) para seus(suas) colaboradores(as) e parcerias comerciais é uma forma de tentar rever as premissas das atuais e precárias relações de trabalho/negócios e impedir que haja reprodução social de desigualdades de oportunidades.

O respeito não apenas às pessoas e relações de produtivas, mas a como esta produção ocorre em relação ao meio ambiente. Normalmente os resíduos gerados pelo preparo de alimentos são papéis, papelão, metais, vidros, aparas e sobras do pré-preparo e preparo da comida, e se acumulam em grande quantidade, gerando ao país um enorme desafio de conter a poluição ambiental e garantir a saúde da população ao evitar que estes depósitos de lixo se tornem focos de disseminação de doenças.

As premissas avaliadas em ‘respeito’ estão relacionadas as dimensões social e ambiental da sustentabilidade.


Quais são os aspectos considerados na avaliação desta dimensão?

Respeito ao trabalhador: verificamos se o empreendimento cumpre com suas obrigações trabalhistas, garantindo o bem-estar social de colaboradores(as) e dos(as) próprios(as) empreendedores(as).

Gestão de resíduos: analisamos se o empreendimento compreende a importância de realizar ações com o objetivo de minimizar a geração de resíduos, se tem políticas de descarte e manejos dos diferentes tipos de lixo e de suas possibilidades de reciclagem.

Valorização acadêmica: verificamos se empreendimento possui programa de estágio formalizado, valorizando a formação acadêmica.

Valorização do trabalhador: analisamos se o empreendimento possui plano de carreira e/ou promove ações de qualificação de trabalhadores(as) e empreendedores(as).

Comprometimento dos parceiros: estimulamos empreendimentos que compartilham seus aprendizados e desenvolvimentos, em especial com parcerias comerciais diretamente relacionadas ao negócio, para que toda a cadeia de produção e distribuição se beneficie dos incrementos realizados e das conquistas atingidas por quem atravessou alguma transição de modelo de produção.


Quem se destacou nesta dimensão?


Conheça melhor as outras dimensões

Sair da versão mobile