Avaliação sobre o empreendimento
A confeitaria da Yasmim Lima possui afinidade com os princípios do selo SOU.
Os documentos comprobatórios foram gerados e entregues a contento e garantiram pontuação geral satisfatória: 75%, com destaque na dimensão de afeto.
Produto certificado
Parecer por cada dimensão do selo
O empreendimento possui uma logística de abastecimento bem alinhada, mantendo um estoque mínimo e repondo conforme a demanda da produção. Todo processo de aquisição dos ingredientes é feito através de poucos intermediários e de regiões próximas, como o doce de leite utilizado para rechear que é fabricado em Viçosa no campus da Universidade Federal de Viçosa – MG. Além disso, é utilizado na produção insumos in natura e minimamente processados e com certificação de orgânico. Feitas as compras, os insumos que chegam na confeitaria são higienizados e armazenados no local apropriado seguindo o manual de Boas Práticas. O empreendimento utiliza a receita clássica do bem-casado, não utilizando na produção insumos do bioma brasileiro, mas futuramente pretende implementar alguma variação que seja utilizado.
O controle do estoque é feito através de uma lista de todos os insumos e embalagens no bloco de notas, sendo assim a empresa mantém um estoque mínimo evitando desperdício. Na produção é utilizado formas com tamanhos ideais para as quantidades de pedidos. O bem-casado é um doce que leva açúcar em sua composição, um conservante natural. A confeitaria prioriza a utilização de equipamento com menor consumo de energia e mais durabilidade, lâmpadas de LED, além de controlar o uso de água em todas as etapas da produção.
Após a remodelagem da marca, agora com um olhar sustentável e acessível a todos, será utilizado embalagens ergonômicas. Além de textos alternativos nas publicações do Instagram e a implementação do QR CODE no rótulo do produto. A empresa faz sua comunicação e venda através das mídias socias (Instagram e WhatsApp). A empreendedora explica o processo de fabricação do produto, melhorias na produção, o processo de aquisição dos insumos através dos Stories do Instagram, onde os a maior parte realizam o pedido através do WhatsApp (vinculado à conta). Além disso, a mesma procura sempre despertar nos cliente um olhar consciente para o tema da sustentabilidade.
A empresa é formalizada no MEI e contribuinte do INSS. A empreendedora é Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal, e participa de cursos e projetos acadêmicos. Outro ponto importante da confeitaria da Yasmim é a separação dos resíduos descartando nos lixos orgânicos e reciclável.
O bem-casado é um doce tradicional nas festa de casamentos sendo assim pode ser considerado uma comida afetiva. É um doce feito para levar sorte e prosperidade aos noivos. E o fato de oferecer aos convidados concretiza a união e garante a mesma sorte e felicidade dos noivos para os convidados. Além de ser um doce que tem sua identidade vinculada a cultura regional, religiosa e festiva. No contexto da produção é realizada com ajuda da mãe, do pai e do namorado da empreendedora.
Todos os posts e propagandas são pensados na inclusão social, na diversidade de gênero, sexualidade, raça e religião. A empreendera faz parte das minorias sociais (mulher) e é moradora do subúrbio do Rio de Janeiro. Tanto o empreendimento quanto o produto reflete a identidade cultural da mesma.