Avaliação sobre o empreendimento
O projeto possui afinidades com os princípios do selo SOU UFRJ, tendo sido destaque na dimensão de oferta e atingindo uma pontuação final de 70,4%. A empresa é administrada por apenas uma empreendedora e está se organizando, já por premissas e práticas gastronômicas sustentáveis.
Produtos certificados
Parecer por cada dimensão do selo
A EOS KOMBUCHA utiliza a maioria de seus insumos de origem orgânica e adquiridos direto do produtor. Não utiliza aditivos químicos e economiza água na higienização dos produtos, dando preferência à utilização de álcool.
O empreendimento utiliza uma planilha do excel para controle de estoque e faz uso de fichas técnicas. Possui lâmpadas de led para economia de energia, seus produtos não geram resíduos e a fermentação é usada como método de conservação natural. Dessa forma, não se utiliza de aditivos e conservantes químicos.
A EOS KOMBUCHA utiliza de legendas em sua comunicação nas redes sociais para acessar o público com dificuldades de audição. Procura ofertar seus produtos sempre a preços menores que a concorrência (podendo chegar a 30% menos que a oferta de mercado). Participa de feiras como a Junta Local e recicla as garrafas de vidro retornadas pelos clientes. Utiliza aúcar e chá verde com certificação de orgânico. Para ser justo com os colaboradores que fazem as entregas a empresa repassa 100% do valor do frete para eles (Há empresas no mercado que cobram um % do valor do frete e não repassam 100%).
A empresa possui uma única dona e com o lucro obtido no negócio consegue pagar seu plano de saúde. Sua produção gera mínimos resíduos. Realiza cursos de atualização com o objetivo de melhorar e alavancar seu negócio.
O processo de fermentação utilizado na produção da Kombucha remete há 6000 anos. Dessa forma é um processo que se relaciona com a cultura e história da alimentação.
Trata-se de um empreendimento gerido por mulheres e, por isso, conhecem as dificuldades que isso implica. A EOS procura sempre trabalhar com colaboradores negros e mulheres.