Avaliação sobre o empreendimento
O projeto possui afinidades bem delineadas com os princípios do selo SOU UFRJ, tendo sido destaque na dimensão de oferta e atingindo uma pontuação final de 81,50%. A empresa é administrada por apenas uma empreendedora e está se organizando, já por premissas e práticas gastronômicas sustentáveis.
Produto certificado
Parecer por cada dimensão do selo
Há a utilização tanto de insumos alimentícios quanto de embalagens com certificações (orgânicos, recicláveis, biodegradáveis, compostáveis, etc): farinha de trigo orgânica, açúcar orgânico, ovo orgânico e embalagens de celofane biodegradáveis. O chocolate Melken Origem 54% é fabricado com cacau plantado na Mata Atlântica baiana. A lista de ingredientes contempla: Chocolate Melken Origem 54% (comprado com um intermediário), manteiga (comprado com a produtora), açúcar (comprado com a empresa produtora), ovos (comprado com o produtor) e farinha de trigo (comprado com até um intermediário). Ingredientes orgânicos: farinha de trigo, açúcar e ovo. Insumos in natura: ovos. Insumos minimamente processados: farinha de trigo, açúcar e manteiga. A condição da área de recebimento está adequada segundo a Cartilha de Boas Práticas no recebimento de matérias-primas em empreendimentos gastronômicos, cumprindo todos os requisitos listados. Todos os produtos são devidamente higienizados e armazenados em locais apropriados. Iniciativas utilizadas: Quando os insumos não são comprados diretamente na loja, eles são recebidos e conferidos numa área externa à cozinha, limpa e livre de contaminantes. As embalagens são conferidas e higienizadas para a armazenagem em local apropriado sem contato direto com o chão. Não há cruzamento com a área de armazenagem de lixo. Os insumos utilizados, apesar de todos produzidos em território nacional, não fazem o requisito de 150 km de raio do local de fabricação até o local de produção do empreendimento.
A gestão do estoque, assim como do restante do negócio, é feita por planilhas de Excel. Há a utilização de lâmpadas de LED, além de equipamentos escolhidos para sua maior durabilidade e menor consumo de eletricidade. Não há insumos que necessitem de processamento para serem utilizados, todos são usados integralmente. Há a utilização de açúcar na receita, além da técnica de secagem da superfície do brownie pós-cortado que garante maior validade e menor atividade de água nas superfícies em contato com o ar.
Com o recomeço (em andamento) da marca nas redes sociais, todas as imagens possuirão textos alternativos e os vídeos terão áudios legendados. O rótulo possuirá uma tag contendo um QR CODE que possua as informações sobre os produtos, tanto em texto como em áudio. As embalagens serão de fácil abertura (ainda que bem vedadas) para facilitar pessoas com deficiência motora ou massa muscular reduzida. A estratégia de comercialização envolve a participação em feiras e coletivos, a venda de rua por bicicleta e, em redes sociais, o compartilhamento de informações sobre os valores do empreendimento em relação à escolha dos insumos, o dia a dia da produção e a importância de ser sustentável. A distribuição será feita após a compra (quando não presencial em feiras ou na rua), através da entrega programada com um motorista parceiro ou com veículo próprio. Também há a opção de retirada do produto diretamente no local de produção. Parte da estratégia de marketing envolve a educação do cliente quanto à importância das ações sustentáveis do empreendimento, a fim de que ele compreenda o valor do produto e das diferentes ações adotadas. Existem duas variedades de embalagens nos produtos: o celofane biodegradável é compostável. A tubolata, apesar de majoritariamente reciclável (por ser de papel) poderá ser devolvida se em bom estado e ainda com a possibilidade de reembolso de um valor simbólico ou desconto na próxima compra. Além da alternativa da reutilização de outras formas que será feita por tutoriais nas redes sociais.
O empreendimento é formalizado através do contrato de MEI, garantindo a contribuição do INSS e vantagens para a empreendedora em questão. Os fornecedores são escolhidos justamente por terem uma postura em prol da sustentabilidade em todos seus pilares. Há a separação de lixo orgânico do lixo reciclável e a reutilização de embalagens reutilizáveis. O empreendimento não possui programa de estágio por se tratar de uma Microempresa. Há o incentivo e uso de recursos para o aprimoramento da capacitação profissional através de cursos e experiências acadêmicas. Atualmente, a empreendedora está cursando Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com previsão para conclusão no final de 2022.
A receita escolhida carrega a memória afetiva de ter sido a primeira aprendida no primeiro curso de confeitaria realizado pela empreendedora. Essa receita carrega toda a história de incentivo e apoio da família que sempre teve um carinho muito grande por esse preparo, além da preferência evidente por chocolates nas festas e celebrações familiares. A produção, compras, planejamento, gestão e organização das atividades são feitos em casa, com ajuda, quando necessária, da mãe da empreendedora. Ainda que muito presente nos cardápios dos restaurantes sudestinos, o brownie não é considerado um produto relacionado a uma manifestação cultural regional, pois é originário do norte do continente americano. Através dos projetos de extensão universitária, a empreendedora participa de diversas ações de impacto social. Além do projeto “Gastronomia na Escola”, a empreendedora pretende fazer parte do projeto de extensão “Gastronomia, Cultura e Memória”, o qual atualmente realiza atividades em parcerias com a ONG Feminicidades, um coletivo feminista que objetiva ocupar espaços públicos com as histórias das mulheres.
O produto, em si, não reflete identidades culturais de minorias representativas. No entanto, há uma preocupação especial nas peças de propaganda e ações publicitárias de que todos os públicos se sintam abarcados e abraçados, especialmente os de minoria social. Além da empreendedora fazer parte de uma minoria social representativa (mulher), o colaborador contratado para criar a identidade e peças de publicidade também faz parte (LGBTQIAP+).