Avaliação sobre o empreendimento
A empresa possui afinidades bem delineadas com os princípios do selo SOU UFRJ, tendo sido destaque nas dimensões produção e oferta e atingindo uma pontuação final de 92.56%. No aspecto “gastronomia social” dentro da dimensão de afeto, ainda há um trabalho a ser realizado pela empresa, que já está bastante estruturada em termos de comunicação, além de já atuar comercialmente pela Internet e participar de eventos privativos e corporativos.
Produto certificado
Bebida alcoólica fermentada de mel de abelhas
Parecer por cada dimensão do selo
Apesar do hidromel ser mais conhecido como uma bebida nórdica, os insumos escolhidos pela empresa, geralmente são de origem brasileira, como a jabuticaba e o maracujá, valorizando as frutas tropicais. Tanto o mel quanto as frutas, são insumos sazonais, não mantendo as características sensoriais de uma safra para outra, principalmente o mel, que pode ser originário de diferentes tipos florais. Uma safra de mel nunca será igual a outra, muito menos, um mel será igual a outro mel de uma região diferente do Brasil e do mundo. Mel in natura e fruta em polpa produzidos na unidade familiar de um dos sócios, em área que se localiza a 80 km da sede da empresa. Não há documento comprobatório de que a produção é orgânica ou agroecológica, porém, há uma relação afetiva e de confiança de que os insumos são puros, de qualidade e que não agridem o meio ambiente. Os meis que possuem certificação são muito caros e inviabilizaria a produção do hidromel na escala em que ele é produzido hoje. Durante o processo de fabricação de hidromel, um dos únicos resíduos de produção gerados é uma borra de glicoproteínas do mel, resquícios de cera, provenientes do baixo processamento do mel e resquícios do fermento. Essa borra formada a partir do processo de clarificação do hidromel, possui também álcool, proveniente da fermentação, destilado para ser transformado em Be.Alquemist, um hidromel destilado, enquanto o resíduo sólido pode ser colocado em uma composteira. A levedura é importada e comprada de um representante da empresa no Brasil. A levedura é então propagada na fábrica, processo amplamente conhecido e dominado por um dos sócios, que possui graduação e mestrado na área de fermentação. A levedura não é reaproveitada devido às condições de fermentação e a frequência de produção.
Possuem basicamente 3 tipos de estoque: estoque de insumos, na sede da empresa, em Petrópolis (garrafas não envasadas, rolas, rótulos, gaiolas, caixas e sacolas de papelão, mel, frutas, etc). Um estoque de produtos acabados, na sede (Garrafas prontas para venda, produtos em barris de inox prontos para eventos), e um estoque na fábrica cigana (Produtos em algum estágio de produção, produtos finalizados aguardando envase, barris de inox vazios aguardando lavagem ou serem utilizados). Realizam o plantio de árvores, reflorestamento, uso sustentável dos recursos e insumos. Buscam nas mídias sociais, principalmente nos vídeos que produzem para o YouTube, incentivar as práticas sustentáveis e ambientais, bem como a preservação dos recursos e mostram quais os caminhos adotados pela Be.Hive para caminhar cada vez mais no campo da sustentabilidade. Transformaram em produto o resíduo de borra de hidromel com bentonita através da destilação (Be.Alquemist). Além disso, reutilizam as leveduras, até um limite em que não prejudique a fermentação. A partir do momento em que há uma quantidade grande de células inviáveis, colocam as leveduras na fase de fervura, de modo a extrair do seu conteúdo celular, todo nutriente disponível, portanto, a densidade de leveduras sempre é reutilizada, nunca perdida. O teor alcoólico acima de 10% mantém a estabilidade microbiológica, tornando a validade da bebida indeterminada, diante das normas sanitárias do MAPA. Apesar do consumo de açúcar pela levedura, para a produção do álcool, a concentração de açúcar residual no hidromel é extremamente alta quando comparada com outras bebidas alcoólicas fermentadas, trazendo certa estabilidade microbiológica para o sistema. Além disso, o mel possui capacidades intrínsecas de estabilidade microbiológica, podendo conter resquícios de própolis em sua composição, sendo ainda mais difícil a proliferação de organismos indesejados. A garrafa, quando armazenada em local seco, arejado e longe de incidências de raios ultravioleta, mantém a estabilidade sensorial do produto. A garrafa é envasada por contra-pressão, o que significa que seu conteúdo interno de gás é predominantemente gás carbônico, e, caso a garrafa seja mantida em pé, o oxigênio residual interno não irá interferir de forma significativa no sensorial da bebida. Portanto, diante disso, não há necessidade de o hidromel conter qualquer estabilizante químico.
É de interesse da Be.Hive implementar planos de acessibilidade nos seus canais de comunicação, como legendas nos posts do Instagram, legendas nos vídeos do YouTube, texto-descrição de imagens no Instagram, como apresentado no manual em anexo de produção de conteúdos digitais acessíveis. Os preços estão em completo acordo com os valores praticados pelo mercado no segmento. A comunicação com os consumidores é de proximidade, respondendo clientes de forma muito transparente e não escondendo possíveis contratempos que a empresa possa por ventura a passar. Os valores abordados em feira são valores justos e competitivos. O embalo e postagem dos produtos é realizado pelos sócios e distribuído de forma nacional por empresas de logística. Buscam fechar contratos com empresas consolidadas no mercado de logística, que possuem boa reputação com os clientes e trabalhadores. Comunicam de forma ativa as práticas adotadas pela empresa em suas mídias sociais, principalmente no canal do YouTube e no Instagram da empresa. A empresa assina o selo Eu Reciclo, onde a empresa organizadora do selo, recolhe a quantidade equivalente de vidro, plástico e metal, gerado pela empresa contratante. Trata-se de uma compensação de recursos. Além disso, no micromercado da cidade de Petrópolis, onde conseguem realizar a logística reversa das garrafas, plásticos e papelões que utilizam, realizam a coleta dos mesmos com clientes.
A empresa assina contratos de prestação de serviços com todos os colaboradores, no entanto, ainda não possui contratação formal de trabalhadores por ter uma estrutura muito pequena. Pretende criar vagas de estágios formalizados e plano de treinamento e capacitação para futuras contratações. A formação acadêmica dos sócios é o que de fato viabiliza a empresa e também é um diferencial de mercado. Um dos sócios é formado em engenharia química, com pós em gestão de empresas e marketing. O outro sócio é formado em biotecnologia e está cursando mestrado em bioquímica, ambas formações estudando os processos bioquímicos da fermentação e maturação de hidromel. Portanto, a empresa valoriza a formação e a pesquisa acadêmica e tudo o que ela gera na cadeia produtiva. A empresa oferece ao parceiro de produção, a cervejaria cigana, uma consultoria personalizada de modo a diminuir os custos de produção, aumento de desempenho na cervejaria e diminuição de resíduos. Além disso, incentivam a produção de hidromel pela cervejaria, com isso, prestam uma consultoria de produção de hidromel e adéquam uma receita à realidade da fábrica. O empreendimento entende que a disseminação da cultura do hidromel precisa estar presente no cenário brasileiro, e está trabalhando para isto, até para haver diminuição do custo de produção dos produtos. A empresa assina o selo Eu Reciclo, onde a empresa organizadora do selo, recolhe a quantidade equivalente de vidro, plástico e metal, gerado pela empresa contratante.
O hidromel é uma bebida rica em cultura, muitas vezes vinculada a cultura nórdica, porém, há relatos de produção dessa bebida aqui no Brasil, por povos nativos, conhecido como tucunaíra, é um fermentado de mel feito com mel de abelhas nativas. Toda a produção é de cunho familiar, desde a coleta dos insumos até a produção, na prática. Todos os produtos são, de alguma forma, voltados para a diversidade alimentar brasileira, utilizados recursos locais e sazonais. A receita dos hidromeis produzidos pela marca não possuem uma relação com a família, no sentido de ter sido transmitida por gerações, porém, a matéria-prima principal para a produção da bebida, o mel, é um produto produzido pela família dos sócios há muitos anos, exaltado por parentes o comprometimento com os recursos naturais e a responsabilidade com a natureza. O mel é um produto que vem sendo produzido e comercializado pelos avós, tios, pais, irmãos dos sócios, e agora pelos jovens sócios. O incentivo a produção parte da manutenção de uma pequena propriedade na cidade de Afonso Arinos, em Comendador Levy Gasparian, interior do Rio de Janeiro. A propriedade pertencia aos avós do João Vitor, um dos sócios. Lugar de encontro de todos os primos durante anos. Com o falecimento da matriarca, avó de João, a fazenda ficou de herança para a sua mãe e os irmãos dela, que mantiveram boa parte e usaram os recursos para compor a renda do seu sustento. Um dos recursos mantidos foi a produção sustentável de mel na propriedade. Hoje, o pai do João, com o auxílio dele e de toda família, mantém a produção, ainda que pequena. O mel e principalmente a fazenda, a qual é até hoje ponto de encontro entre toda família, faz parte da história de ambos sócios e de fundamental relevância na formação pessoal de ambos. A empresa ainda não promove ações de envolvimento com o terceiro setor ou ações de impacto social e entende que o selo SOU será decisivo nesse quesito, fomentando a participação em feiras, ajudando na elaboração de cestas que podem ter parte do valor revertidos ações e projetos sociais. Além disso, é do interesse da empresa realizar ações de impacto social a curtíssimo prazo, como uma brassagem coletiva de hidromel, em que o lucro arrecadado será destinado integralmente para instituições de amparo. Entendem ser possível elaborar junto à universidade uma ação de extensão de modo a esclarecer para a população geral etapas de produção e estimular mais práticas sustentáveis.
Os produtos e estratégias de marketing estão direcionados majoritariamente para o público feminino e LGBTQIA+, pois entendemos que se identificam com o nosso produto e os consomem. Um dos grandes exemplos é o nosso hidromel em lata, que possui as cores do orgulho LGBTQIA+ e uma mensagem de empoderamento no contrarótulo. Além disso, as peças publicitárias do hidromel em lata incluem a abelha, símbolo da marca, com a coroa de abacaxi, ingrediente utilizado nesse hidromel e para simbolizar, fazer uma alusão à abelha rainha, já que nesse hidromel também foi acrescentado geleia real, alimento das princesas na colmeia. O time de colaboradores do marketing é formado majoritariamente por mulheres, sendo uma das sócias, mulher. Infelizmente a empresa ainda não estruturou projetos ou ações diretamente relacionadas a esta dimensão da diversidade, mas está aberta a investir tempo, energia e recursos futuramente.