Avaliação sobre o empreendimento
A Barô Coquetelaria possui destacada afinidade com os princípios do selo SOU. Os documentos comprobatórios foram gerados e entregues a contento e garantiram elevada pontuação geral: 85.19%, com destaques nas dimensões de origem, produção e respeito. No entanto, a dimensão ‘diversidade’ precisa de mais atenção, sobretudo no aspecto ‘comprometimento’.
Produtos certificados
Parecer por cada dimensão do selo
As ervas e frutas utilizadas nos blends são adquiridas de produtores familiares orgânicos do Estado do Rio de Janeiro, seja por compra direta com quem produz ou com intermédio apenas de uma organização que recolhe esses produtos e os entrega em domicílio. No caso do chá-preto, o mesmo é adquirido diretamente com o produtor. Todos os ingredientes utilizados são in natura, desidratados artesanalmente pelos empreendedores, apenas o chá-preto é minimamente processado pelos próprios produtores no local do cultivo.
A empresa possui diferentes controles para cada processo. Trabalham com planilhas de estoque, que registram a entrada e saída dos produtos, possuem planilhas financeiras, pelas quais fazem o controle das vendas e do fluxo de caixa. Além disso, possuem controles específicos de cotações com fornecedores, ações padrões durante o recebimento dos insumos, bem como fichas técnicas para cada produto e cronograma de desidratação dos insumos. Grande parte de todos os insumos é utilizada integralmente, porém, no caso da casca do maracujá ou do talo de erva-cidreira que não são utilizados, são enviados para compostagem. Todos os insumos dos blends são desidratados. A desidratação é um método natural de conservação que visa reduzir a concentração de água dos insumos frescos, evitando sua contaminação por agentes patógenos, e concentrando os sabores, dessa forma não há a necessidade do uso de conservantes sintéticos. As ervas poderiam ficar expostas ao ar livre, em local arejado ao abrigo do sol, porém, para agilizar o processo e otimizar o tempo de produção, utilizam uma desidratadora, que permite a produção de grandes quantidades e consequentemente, armazenamento, e dessa forma, fazem uso racional e controlado de energia elétrica, além de utilizarem lâmpadas de LED no local de produção.
A empresa desenvolveu um produto fácil e autoexplicativo com relação à embalagem e ao seu conteúdo. As embalagens possuem um visor pelo qual clientes podem enxergar os insumos do blend. Desde o início das comercializações, degustações são feitas através de um “jardim sensorial” que a empresa monta com os produtos que comercializa nas feiras atualmente. A ideia deste “jardim” consiste em ter os itens frescos do produto para que os consumidores possam sentir a textura, cheirar e até provar. Um dos pilares do empreendimento é a prática de preços acessíveis e o principal canal de distribuição é através da participação em feiras locais e gastronômicas através do serviço de coquetelaria. Além disso, pretende-se ampliar as vendas dos blends certificados pelo Instagram da marca e manter sempre a comunicação transparente com clientes por meio deste canal, em adição a comunicação e interação presencial que acontece nas feiras e eventos que participam. A marca não utiliza nenhum tipo de serviço de entrega por aplicativo ou terceirizado, e quando iniciarem as vendas pelo Instagram, realizarão as entregas através de uma agenda própria. A empresa está comprometida em reduzir a utilização de recursos, como energia e água. A otimização da produção é uma estratégia para isso, tendo em vista que os produtos possuem um alto prazo de validade e um bom rendimento para armazenamento. Planejam o processo produtivo para que a higienização dos insumos seja feita de uma só vez e, que o único equipamento elétrico, a desidratadora, seja usada o menor número de vezes possíveis para produzir uma quantidade que permita formar um estoque e não precisar usá-la frequentemente. Além disso, utilizam circuitos curtos de comercialização, por meio de feiras, e aquisição, comprando a maioria dos insumos diretamente com os produtores. A minimização da geração de resíduos também se faz presente, por meio da compostagem dos resíduos orgânicos da produção.
A empresa é formalmente constituída através de um MEI, por conta do seu incipiente faturamento anual, apesar de serem três sócios, a formalização jurídica é feita no nome de apenas uma sócia, uma vez que MEI não permite o cadastro formal de sócios. Entretanto, a empresa possui um contrato assinado pelos três sócios, o qual diz respeito à divisão dos espólios, atuação na empresa e a atribuição de funções. Apenas os próprios empreendedores do empreendimento atuam, não havendo ainda a contratação de nenhuma colaboração externa, apesar de haver interesse e abertura para futuras contratações, sobretudo de pessoas vinculadas a projetos de capacitação profissional da UFRJ, como, por exemplo, o Transgarçone. Além da relação profissional, os empreendedores possuem uma relação de amizade, que deu origem à formação da empresa. Dessa forma, apoio, respeito e cordialidade são constantes nas interações profissionais. Portanto, há um diálogo aberto e horizontal sobre as diversas questões relacionadas ao empreendimento, e as tomadas de decisão são feitas em conjunto. Graças ao empreendimento foi possível a capacitação profissional de coquetelaria dos empreendedores, e já está previso no planejamento financeiro da empresa, recursos de caixa para cursos de reciclagem ou investimentos desta natureza na empresa. Existe uma relação de compra direta com os fornecedores, que possuem a certificação de orgânicos e o manejo artesanal familiar dos insumos, assim como é realizada quinzenalmente a coleta do resíduo orgânico derivado da produção por uma empresa parceira de compostagem, chamada Composta’e.
O produto foi inspirado nas receitas de chá das avós dos empreendedores. Segundo relataram, “sempre tinha uma receita de chá para resfriado, para dor de estômago, para dormir melhor”. No entanto, a inspiração foi trabalhada a partir da bagagem do grupo enquanto gastrônomos para tornar uma bebida também agradável ao paladar, ampliando as possibilidades de consumo desta em nossa cultura, desmistificando a ideia de que chá exclusivamente tem relação direta com a cura de algum mal-estar. Pode ser por prazer sensorial e conforto também. A equipe trabalhou a partir de sua memória afetiva, muitas vezes familiar, assim como a produção, uma vez que parentes estão ativamente envolvidos nos processos, sobretudo participando na comercialização ou em alguns processos produtivos, como pesagem e envase. O empreendimento atua junto ao projeto de extensão da UFRJ, Transgarçonne, fornecendo auxílio didático nas aulas práticas relacionadas à coquetelaria.
Atualmente, as ações de comunicação da marca são relacionadas apenas aos eventos presenciais, havendo, majoritariamente, fotos dos produtos já comercializados, os drinks preparados na hora. Entretanto, o respeito à diversidade faz parte dos valores do empreendimento, destacado em stories temáticos no dia do orgulho LGBTQIA+ e também na comunicação da parceria com o projeto Transgarçonne, que fica disponível nos destaques do Instagram. Além disso, ao finalizar a elaboração e certificação dos blends, que serão comercializados presencial e digitalmente, pretendemos também entrar em uma nova fase de comunicação da marca, na qual abordaremos a descrição dos novos produtos, nossas práticas sustentáveis, e também mais iniciativas relacionadas à representatividade de corpos, raças, gênero e sexualidade. Dos três sócios, uma é mulher e outro faz parte da comunidade LGBTQIA+, além da iniciativa de parceria com o projeto Transgarçonne, que capacita pessoas Trans e não-bináries para o mercado de hospitalidade e coquetelaria.