DIVERSIDADE

O empreendimento considera a diversidade na comunicação dos seus produtos e/ou da sua marca? Colaboradores ou parcerias do empreendimento pertencem a grupos historicamente marginalizados, ou considerados minorias políticas? Os produtos da empresa refletem identidades, valores, práticas, culturas de algum destes grupos?


Comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, caiçaras, ribeirinhos, assentamentos rurais, dentre outros) e pessoas negras, do sexo feminino, idosas, LGBTQIA+, refugiadas ou imigrantes, com alguma deficiência ou com mobilidade reduzida, ao longo da história recente foram marginalizadas e consideradas minorias políticas e econômicas, perdendo autonomia e representatividade.

É de extrema urgência o resgate de seus espaços econômicos e políticos, e por isto, esta dimensão é de importância incalculável, apesar de ser tratada comumente como tema menos relevante ou apenas quando oportuno midiaticamente. Narrativas importam e muito, como nos ensina Chimamanda Adiche em ‘O perigo da história única‘. A diversidade não pode ser tratada como um tema que pertence a apenas um grupo historicamente marginalizado, nem apenas quando é conveniente para grupos sociais que ocupam espaços de poder.

Os aspectos avaliados em ‘diversidade’ estão relacionados as dimensões social e econômica da sustentabilidade.


Quais são os aspectos considerados na avaliação desta dimensão?

Comprometimento: se o empreendimento considera a diversidade na propaganda/comunicação do produto ou da marca, apoiando pautas de representatividade, sobretudo de gênero, raça, sexualidade e faixa etária.

Oportunidade de trabalho: estimulamos que jovens empreendedoras(es) criem seus negócios em torno de políticas inclusivas e oportunidades para pessoas, em especial aquelas que foram negligenciadas. Seja por parcerias comerciais, editoriais, contratações diretas ou indiretas, o que importa é materializar este apoio a partir de ações econômicas e concretas.

Valorização identitária: a celebração das diferenças ocorre quando temos acessos a materialidades das culturas, principalmente por experiências gastronômicas, que mesclam aspectos culturais, históricos, sociais e econômicos. Pontuamos empresas em que seus produtos refletem o plural.


Quem se destacou nesta dimensão?


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