Avaliação sobre o empreendimento
Marióca possui destacada afinidade com os princípios do selo SOU. Os documentos comprobatórios foram gerados e entregues a contento e garantiram elevada pontuação geral: 89%, com destaques nas dimensões de origem e produção. No entanto, as dimensões “afeto” e “diversidade” precisam ainda de estruturação.
Produtos certificados
Parecer por cada dimensão do selo
A empreendedora faz a colheita das frutas no sítio em Maricá, transporta para sua residência em Laranjeiras, onde faz o processamento mínimo e armazenamento para posterior venda nas proximidades da sua casa. Como toda a produção é orgânica e artesanal, o item “Consciência” não se aplica porque não existe certificação das frutas que são cultivadas no terreno do sítio dos avós.
Todos os aspectos desta dimensão são atendidos pelo estabelecimento. A produção das acerolas é sustentável e seu uso é integral . O método de conservação é o congelamento e não há utilização de aditivos químicos.
O aspecto “Acessibilidade” não foi atendido porque a marca, identidade visual, embalagem e rótulo ainda estão sendo definidos pela empreendedora. Como o negócio ainda é incipiente, espera-se atingir as exigências do selo, nesse aspecto, no decorrer do ano.
A empreendedora atua em todas as etapas do processo sozinha ou com a ajuda da mãe, mantendo a sinergia com suas atividades acadêmicas e/ou profissionais. Atuam no empreendimento de acordo com a sazonalidade da produção do sítio. Os aspectos “Valorização acadêmica” e “Valorização do trabalhador” não são aplicados neste empreendimento porque não há, por enquanto, necessidade de contratação de estagiários ou colaboradores.
O aspecto “Gastronomia social”, presente nesta dimensão, também não pôde ser aplicado no negócio em questão porque ainda não houve tempo hábil para planejamento da doação do excedente da produção das frutas. A expectativa é de que haja a escolha de uma comunidade carente para receber frutas que não estão dentro no escopo de venda ou processamento do empreendimento.
Como o empreendimento está se estabelecendo no mercado consumidor, ainda não existe propaganda ou outra forma de haver comprometimento com a diversidade. Como não existe a contratação de colaboradores, o aspecto “Oportunidade de trabalho” também não se aplica.