Avaliação sobre o empreendimento
Patrícia Nicolau Chocolates possui destacada afinidade com os princípios do selo SOU. Os documentos comprobatórios foram gerados e entregues a contento e garantiram elevada pontuação geral: 81%, com destaques nas dimensões de origem, respeito, afeto e diversidade, sendo o empreendimento recordista de destaques desta primeira turma.
Produtos certificados
Parecer por cada dimensão do selo
Os produtos do empreendimento, bem como a produtora estão adequados a dimensão origem por incorporar conceitos de sustentabilidade, valorização do produto e do produtor, priorizando alimentos e ingredientes brasileiros, comprados diretamente da fonte produtora, sem intermediários, como exemplo o cacau e o chocolate utilizados.
A matéria prima para a produção é adquirida conforme demanda, evitando desperdícios e valorizando a sazonalidade bem como o frescor dos doces comercializados. Além disso a empreendedora criou uma rede de apoio para embalagens de vidro retornável, evitando o uso de plástico e incentivando a utilização embalagens sustentáveis.
Apesar da empreendedora fomentar a sustentabilidade em seus produtos, valorizar os pequenos produtores e, fazer parte de uma rede que valoriza o cacau e chocolate nacional, esses aspectos positivos e que agregam valor não são totalmente comunicados e valorizados estrategicamente em seus produtos e negócio, o que é uma lacuna a ser mais explorada, pois só valorizaria ainda mais seus doces.
O empreedimento é extremamente comprometido com seus fornecedores, conhecendo cada um, fazendo parte da rede de compras sem intermediários, valorizando o preço justo dos produtos e a relação com território. Se preocupa e faz questão de conhecer quem produz e a forma como é produzida seus insumos. Neste sentido, a empreendedora criou uma rede de apoio para embalagens de vidro retornável, evitando o uso de plástico e incentivando a utilização embalagens sustentáveis.
A empreendedora está envolvida com diversos projetos sociais como “Favela orgânica”, participando de oficinas e ações que valorizam a divulgação da gastronomia sustentável. Além disso, é idealizadora do movimento “Mulheres pretas do chocolate” que promove e valoriza o trabalho ancestral de mulheres negras asssociado ao cacau.
Idealizadora do movimento “Mulheres pretas do chocolate”, promove e valoriza o trabalho ancestral de mulheres negras associado ao cacau, além disso, prioriza tal movimento em seu negócio por meio de questões de pertencimento e identidade.