AFETO

Fala de vínculos, identidades, empatias e engajamento.

O empreendimento tem envolvimento com o terceiro setor ou promove ações de impacto social? A receita do produto remete a alguma memória afetiva? A produção tem base familiar ou comunitária? É um produto relacionado a alguma manifestação cultural regional, religiosa, festiva, vinculada a algum território, patrimoniada ou com reconhecimento popular?


Comer permeia sentimentos e afetividades. Tal aspecto simbólico está intimamente relacionado ao potencial do alimento em despertar memórias afetivas, aflorar sabores esquecidos e revisitar lembranças carregadas de sentimentos pessoais, familiares, comunitários. Devemos olhar a comida para além das funções biológicas básicas, observando e valorizando todos os sentimentos que ela desperta nas pessoas, e estimular o seu compartilhamento e perpetuação de memórias.

Os empreendimentos certificados pelo nosso selo são encorajados a promoverem ou participarem de ações sociais que estejam alinhadas com esta prerrogativa, pois estão conectadas a valores que transcendem o foco exclusivo no lucro e se conectam a um compromisso social, cultural e também afetivo.

Para além de questões identitárias e afetivas, diante de uma ainda crescente tendência de homogeneização da experiência gastronomia mundial, a partir da industrialização, massificação e globalização dos mercados, esta dimensão cria um espaço para preservação de patrimônios gastronômicos regionais e outros saberes tradicionais correlatos, por técnicas de produção e padrões de consumo e gerando maior conexão com o meio ambiente, despertando também o senso de preservação.

Os aspectos avaliados em ‘afeto’ estão relacionados as dimensões social e econômica da sustentabilidade.


Quais são os aspectos considerados na avaliação desta dimensão?

Gastronomia social: pontuamos empreendimentos que se envolvem de forma estruturada e recorrente em ações de impacto social ou apoio a organizações do terceiro setor.

Comida afetiva: incentivamos que sejam produzidas comidas que carregam significados, histórias, memórias, para despertarem sentimentos e criarem conexões de pessoas com tempos e espaços outros, dando a oportunidade de pessoas superarem histórias únicas sobre comidas.

Contexto da produção: reconhecemos os esforços de empreendimentos que privilegiam produções mais artesanais de comida, de base familiar ou comunitária, preferencialmente, pois entendemos que para além das questões econômicas relevantes envolvidas, este contexto de produção inscreve de maneira mais direta o caráter identitário e simbólico desta comida.

Comida como cultura: valorizamos produtos, que estejam relacionados a manifestações culturais regionais, religiosas, ligadas a festividades, vinculadas a territórios, que sejam patrimoniadas ou que tenham reconhecimento popular.


Quem se destacou nesta dimensão?


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